A Solução para o Pecado

“Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.” (Romanos 5:19)

Você alguma vez já se perguntou de onde veio o pecado? Será que o próprio Deus o criou, ou Ele simplesmente o permitiu? De um jeito ou de outro, por que?

Primeiro, vamos reconhecer que o próprio Deus não pecou, nem pode ser responsabilizado pelo pecado. A Bíblia nos diz que Deus não pode ser tentado pelo mal. Culpar a Deus e ficar com raiva dEle por causa da entrada do pecado no mundo é atacar Seu caráter. O que aconteceu então? Deus, em Sua justiça, sabedoria, bondade e amor, permitiu que o pecado entrasse na raça humana. Não tenho conhecimento completo do porquê, mas sei que Ele permitiu isso. Nós trouxemos o pecado. A Bíblia ensina que o homem foi quem originalmente pecou, assim como os anjos, deliberada e voluntariamente.

Adão trouxe o pecado ao mundo. Através de um homem o pecado entrou no mundo (Romanos 5:12). Mas não vamos nos precipitar e culpar Adão por isso. Vamos reconhecer que, independentemente do pecado de Adão, também pecamos voluntariamente. Suponha que Adão nunca tenha pecado e que você tenha nascido sem pecado, com a capacidade de escolher. Agora a minha pergunta para você é: Você já pecou? Sim. Você pecou voluntariamente, assim como eu. Temos feito essa escolha muitas e muitas vezes. Cada um de nós tem, propositadamente, escolhido o pecado.

Deus não iniciou o pecado. Deus não enviou o pecado. Mas Ele nos deu a capacidade para escolher com liberdade. Então Deus permitiu o pecado, mas também tomou uma providência contra ele. Nós trouxemos o problema. Ele providenciou uma maneira de removê-lo e erradicá-lo.

O apóstolo Paulo escreveu: “por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.” (Romanos 5:19). Paulo está falando, é claro, de Jesus. Jesus Cristo é a solução de Deus para o nosso pecado.

Nós criamos o problema. Deus ofereceu a solução.

Pr. Ranieri Farias

Deixe um comentário